22.10.09

A mala do sapateiro visitou a nossa escola

A "Mala do Sapateiro" é uma iniciativa do Museu Municipal Leonel Trindade. Tem como objectivos divulgar uma actividade profissional muito antiga, carregada de história e que infelizmente quase desapareceu. No nosso concelho, mais concretamente da Ponte do Rol ainda existem dois irmãos que exercem a actividade de Sapateiro. Mas estes não são aqueles sapateiros que nos arranjam só os sapatos, estes fazem mesmo os sapatos, do início até ao fim.
As técnicas do museu municipal trouxeram-nos alguns objectos que ajudam a construir os sapatos, como as formas, e também nos mostraram pedaços de pele, que é o principal material de que são feitos estes sapatos.
Ficámos também a saber que para fazer estes sapatos, o número que utilizamos na sapataria não interessa, o que interessa é o comprimento do nosso pé, porque estes sapateiros fazem os sapatos mesmo à nossa medida. Um par de sapatos de homem demora um dia inteiro a ser feito, e umas botas de cano alto para as senhoras demoram um pouco mais.
No final recortámos adornos em feltro e colámos nos nossos sapatos.



video

P.S.- Obrigado às técnicas do Museu municipal pela simpatia e disponibilidade com que conduziram esta actividade. Bem hajam.

Sem comentários:

Enviar um comentário