18.5.11

Torneio de MINI FUTEBOL

Agora que fazemos parte do Agrupamento de Escolas de São Gonçalo também participamos no Torneio de Mini Futebol organizado pelo mesmo. Foi uma óptima experiência.

16.5.11

FINAL DOS NOVOS TALENTOS 2011 (DANÇA)



As nossas BOMBOCAS (Lady Marmelade) e as ESPÍRITO DA COR (Waka Waka), em conjunto com a Cátia, representaram a Freguesia de Carmões na Final da Dança dos Novos Talentos. As suas prestações foram fantásticas e encheram todos de orgulho. Parabéns pelo bom trabalho e pela coragem.

PS: Reportagem fotográfica em breve.

PS2: Obrigado à nossa Isabel pelo lindos fatos que confeccionou, que para além de linha e tecido, foram feitos com muito amor e carinho.

FINAL DOS NOVOS TALENTOS 2011


Foi uma noite mágica, em que os nossos alunos cantaram e encantaram.

Obrigado aos Encarregados de Educação que colaboraram em tudo o que foi solicitado e estiveram presentes desde a primeira hora.

Obrigado à Junta de Freguesia de Carmões pelo apoio (a todos os níveis).

Obrigado à Paula, à Isabel e à Tânia...pela disponibilidade e pelo carinho com que abraçam todas estas iniciativas e pelo amor e profissionalismo com que tratam todos os alunos.

Obrigado à comunidade de Carmões pelo seu espectacular apoio e presença no Pavilhão Multiusos para apoiar estas crianças.

PS: Reportagem fotográfica em breve.

15.5.11

Entrega de Prémios e Visita à Tapada de Mafra



Foi uma semana alucinante. Antes de mais os 5 alunos do 4º ano realizaram as provas de aferição de Matemática na quarta-feira dia 11 de Maio. Mas a semana ia ser longa.
Desde a semana passada que os nossos alunos tinham vários ensaios para os "Novos Talentos" (quer na área de voz, quer na área da da
nça). Durante esta semana houve ensaios na quarta (voz) e quinta (dança).
Na sexta-feira fomos até à Tapada de Mafra apresentar os nossos trabalhos que venceram o 1º Prémio no concurso "Recursos Naturais para a Sustentabilidade" Estiveram presentes representantes das Câmaras Municipais de Cascais e Torres Vedras , da Tapada de Mafra,
da Comissão Nacional da UNESCO e ainda o Senhor Secretário de Estado das Florestas. Em representação do nosso Agrupamento, estiveram presentes a professora Carolina Leonardo, Adjunta do Sr. Director, e a professora Lurdes Cunha, Coordenadora do Departamento do 1º Ciclo.
Para a apresentação de cada trabalho foram escolhidos 5 alunos de cada turma. Os restantes alunos tiveram a oportunidade de c
onhecer a Tapada de Mafra estar em contacto com a sua fauna e flora.
Os alunos do 1º e 2º ano apresentaram o vídeo e explicaram como o tinham desenvolvido. Os alunos que representaram a turma do 3º e 4º ano, apresentaram o cartaz.
Depois do almoço, todos alunos assistiram a uma sessão de Falcoaria (onde viram ao vivo e em voo directo uma águia, um bufo real
e um falcão peregrino).
Depois de um pequeno passeio pela tapada, regressámos a Torres Vedras.
Ficam aqui algumas fotografias (A reportagem fotográfica será colocada aqui em breve).

PS: Foram connosco a esta entrega alunos da Escola Básica 2, 3 de Freiria, vencedores noutro escalão do concurso.

1.5.11

Campanha de Adopção Animal - Recolha de Géneros e Materiais


A pedido de um antigo aluno da nossa escola, que hoje frequenta do 12º ano na Escola Secundária do Sobral de Monte Agraço, vamos associar-nos a uma iniciativa do projecto "Planeta Vivo" que irá realizar uma campanha de Recolha de Géneros e Materiais para animais entre 5 e 13 de Maio. Poderão contribuir com os diversos produtos que estão no cartaz. Como grande parte dos nossos alunos tem animais domésticos, será tomar consciência de que, infelizmente, nem todos os animais têm aquilo de que precisam. E ajudar...não custa. Vamos lá ser solidários e contribuir para esta causa.

PS: Poderão deixar as vossas contribuições na nossa escola.

Trabalhos DIA DA MÃE

Estas foram as lembranças que preparámos aqui na escola para as nossas mães. Para além destas, os alunos elaboraram também algumas recordações com as professoras de Música e do Inglês. Esperamos que as mães tenham gostado.


Hoje é o DIA DO TRABALHADOR

glitter graphicsglitter graphicsglitter graphicsglitter graphicsglitter graphicsglitter graphicsglitter graphicsglitter graphicsglitter graphicsglitter graphicsglitter graphicsglitter graphicsglitter graphicsglitter graphicsglitter graphicsglitter graphics


O Dia do Trabalhador é celebrado anualmente no dia 1º de Maio em numerosos países do mundo, sendo feriado no Brasil, em Portugal e em outros países.


O principal dia do trabalho

Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América.

Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA . No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Três anos mais tarde, a 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.

Em 23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. Em 1920 a Rússia adota o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países. Apesar de até hoje os estadunidenses se negarem a reconhecer essa data como sendo o Dia do Trabalhador, em 1890 a luta dos trabalhadores estadunidenses conseguiu que o Congresso aprovasse que a jornada de trabalho fosse reduzida de 16 para 8 horas diárias.

Dia do Trabalhador em Portugal

Em Portugal, só a partir de Maio de 1974 (o ano da revolução do 25 de Abril) é que se voltou a comemorar livremente o Primeiro de Maio e este passou a ser feriado. Durante a ditadura do Estado Novo, a comemoração deste dia era reprimida pela polícia. O Dia Mundial dos Trabalhadores é come

morado por todo o país, sobretudo com manifestações, comícios e festas de carácter reivindicativo, promovidas pela central sindical CGTP-Intersindical (Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical) nas principais cidades de Lisboa e Porto, assim como pela central sindical UGT (União Geral dos Trabalhadores). No Algarve, é costume a população fazer pic-nics e são organizadas algumas festas na região.


Fonte: wikipedia

FELIZ DIA DA MÃE



glitter graphicsglitter graphicsglitter graphicsglitter graphicsglitter graphicsglitter graphicsglitter graphicsglitter graphicsglitter graphicsglitter graphicsglitter graphicsglitter graphicsglitter graphics

A nossa escola deseja um feliz dia da mãe a todas as mães do mundo e em especial às mães dos nossos alunos, funcionários e docentes. Votos de muitas felicidades para as nossas funcionárias e docentes que são mães.