O ano de 2009 trouxe muitas novidades à nossa escola, durante últimos três meses e meio o ritmo de trabalho foi intenso e pautado por uma grande vontade de transformar este espaço num local mais convidativo e apelativo para todos, mas em particular para os alunos. Já eram vísiveis algumas dessas transformações no final do 1º período...mas durante as interrupções lectivas, a escola sofreu ainda mais transformações. Com o esforço de todos, a nossa Biblioteca já tem o seu espaço completo...e está a nascer uma Sala dedicada ao desenvolvimento de projectos (pesquisa, desenvolvimento e produção de trabalhos de diversas naturezas). Houve também algumas alterações nas salas de aula, de forma a ficarem ainda mais funcionais e a proporcionarem um ensino mais estimulante. Em breve mostraremos aqui o fruto do esforço e empenho de toda a comunidade (alunos, pais, funcionários e professores), que apesar de ainda não estar terminado...já se aproxima muito daquilo que no início era apenas um sonho. Obrigado a todos aqueles que colaboraram, colaboram e colaborarão para continuar esta caminhada.
Foi uma noite difícil para todos, o vento e a chuva foram muito fortes e muitas foram as árvores, postes e telhas que não resistiram. Muitas estradas foram cortadas por causa da queda das árvores, muitas casas ficaram danificadas e não houve electricidade durante grande parte do dia. Foi assim em Torres Vedras, um pouco por todo o concelho e Carmões não foi excepção. A nossa escola não sofreu grandes danos (umas telhas que saíram do sitio, o escorrega que ficou um pouco inclinado e o nosso pinheirinho, que caiu pela raiz. Nada que não possa ser resolvido. O professor Bruno esteve hoje na escola para ver se estava tudo bem e também esteve na Junta de Freguesia para saber como estava tudo. A professora Cláudia também estava preocupada e mandou lembranças. Esperamos que esteja tudo bem com os nossos alunos e com as suas famílias e amigos.
Fiquem com algumas das reportagens que fizeram da nossa terra noticia hoje, infelizmente, pelas piores razões.
A partir de hoje a nossa escola junta-se às poucas escolas do 1º Ciclo do país que já possuem serviço de Internet sem fios. Esta decisão foi tomada no sentido de rentabilizar os equipamentos informáticos "Magalhães" dos alunos, possibilitando não só o acesso à internet de todos os alunos, mas também possibilidades de trabalho em rede.
Realizou-se ontem o Jantar de Natal da Junta de Freguesia de Carmões onde estiveram presentes os membros da Junta de Freguesia, funcionários, representantes das associações e docentes das escolas da freguesia. Foi um bom momento para conviver com todas estas pessoas que trabalham directa ou indirectamente com a comunidade de Carmões. Aqui fica a fotografia de todos trabalhadores do "sector" da Educação da Freguesia com o Sr. Presidente e a D. Teresa, a secretária da Junta da Freguesia.
Agora foi a vez da ala este (sala e vestíbulo)...a magia continua e a cor invade todas as paredes da nossa escola. Recordem agora como era a ala Este até ao início desta semana...e vejam as novas cores das nossas salas.
Na nossa aldeia já cheira a Natal. Na semana passada a Junta de Freguesia instalou um presépio iluminado no relvado do Jardim de Infância. Passados uns dias apareceu também uma bonita árvore de Natal. À saída da aldeia, junto ao cruzamento para as Carreiras está também um bonito presépio pintado à mão. A nossa terra está a preparar-se para receber o Natal...em grande!
PS- Nós também gostávamos de ter a nossa escola iluminada e decorada, mas este ano não foi possível por causa das pinturas e obras no interior da escola. Mas para o ano...prometemos uma surpresa!
Nós aqui na nossa escolinha sempre acreditámos em fadas, bruxas e feitiços, especialmente dentro dos livros coloridos e nas histórias de encantar. Mas desta vez a magia é real e está a acontecer todos os dias na nossa escola. A culpa é de quatro simpáticos duendes que com as suas latas cheias de alegria, pincéis enfeitiçados com boa disposição, boa vontade e muita paciência estão a transformar a nossa escola num lugar absolutamente fantástico. Aqui entre nós, estes duendes estão disfarçados de funcionários da Câmara Municipal de Torres Vedras, mas eles não nos enganam...só os mágicos mais poderosos são capazes de fazer uma transformação tão rápida e bela. A sala e vestíbulo da turma do 3º e 4º anos está fantástica...agora chegou a vez da sala do 1º e 2º ano. A nossa escola está a transformar-se para ficar à altura dos seus "Altos Infantes". E vocês? Acreditam em magia...?
PS- Os alunos, funcionários e professores querem agradecer aos vários funcionários da Câmara Municipal de Torres Vedras que têm estado a realizar os melhoramentos na nossa escola, pintores, electricistas etc. Sem o seu trabalho e dedicação nada disto tinha sido possível. Gostaríamos também de agradecer à Junta de Freguesia de Carmões pelo apoio e colaboração prestados, e aos vários departamentos da Câmara Municipal de Torres Vedras que estão envolvidos nesta obra. A todos vós um sincero e sentido OBRIGADO!
A nossa escola participa este ano na iniciativa do Centro de Educação Ambiental para a construção de uma árvore de Natal com material reciclado. Esta é a nossa proposta, um cone de rede cheio de papel de jornal e estrelas construídas com tiras de cartão dos pacotes de leite escolar. Os trabalhos que participam nesta iniciativa estarão expostas durante a época do Natal no átrio do C.A.E.R.O (Centro de Apoio ao Empresário da Região Oeste) onde funcionam as novas instalações do Centro de Educação Ambiental.
PS- Na foto só está a turma do 3º e 4º porque os meninos do 1º e 2º ano já estavam a ter aula de inglês...e não quisemos interromper.
A ala Oeste da nossa escola está a sofrer uma transformação...em breve tudo será diferente. Aqui ficam algumas imagens para que todos recordem o que era a sala eo vestíbulo Oeste da nossa escola antes da intervenção.
A partir do próximo dia 7 de Dezembro, a nossa escola irá sofrer uma intervenção ao nível da pintura dos interiores (ambas as salas e ambos os vestíbulos). Esta era uma intervenção prevista para as interrupções lectivas de Dezembro, mas por impossibilidade da Câmara Municipal de Torres Vedras as realizar nesta altura, as mesmas foram antecipadas para o dia 7. No sentido de minimizar esta situação, decidiu-se que a escola seria pintada por fases, iniciando-se os trabalhos na ala Oeste do edifício (sala de aula e vestíbulo). Assim, a partir do dia 7 de Dezembro, a turma do 3º e 4º ano desenvolverá as suas actividades lectivas na sala do refeitório durante os dias de pintura e secagem da sua sala. Quando os trabalhos nesta ala estiverem concluídos, a turma do 3º e 4º anos regressa à sua sala de aula e terão inicio os trabalhos na ala Este. Durante estes dias será a vez da turma do 1º e do 2º ano a ter as suas actividades na sala do refeitório. Temos a informação de que estes trabalhos de pintura serão breves e estarão concluídos antes do inicio das interrupções lectivas.
É já no próximo dia 19 de Novembro (sábado), que vamos ter a nossa festa de Natal no Pavilhão Multiusos da freguesia de Carmões. As canções já estão a ser ensaiadas e os textos estão a ser decorados...para que tudo fique perfeito para o grande dia. Enquanto isso...os ensaios não param...e qualquer intervalo é uma boa oportunidade para ensaiar. Ora vejam...
Boas notícias! As nossas cartas já chegaram ao Polo Norte. Acabámos de receber este video do Pai Natal a confirmar isso mesmo. Será que ele nos vai trazer aquilo que pedimos?
A partir de hoje as notícias e informações sobre a nossa escola também já estão disponíveis no Facebook e no Twitter. Agora já pode acompanhar as nossas novidades de quatro formas diferentes, três delas através da Internet (blogue, Facebook e Twitter) e através do nosso Jornal Infantes. O nosso objectivo é que cada vez mais pessoas possam não só acompanhar as nossas actividades e descobertas, mas também fazer com que elas conheçam a nossa escola, a nossa localidade e a nossa freguesia.
Hoje aconteceu uma coisa estranha na escola. Logo de manhã estava à porta da escola um dos autocarros da Câmara Municipal. Rapidamente tudo se esclareceu...houve uma falha de comunicação, e o autocarro veio cá ter. Para não desperdiçar a ida, o a turma do 3º e do 4º anos foi até Torres Vedras assistir à sessão "Lixo, o que é?" no Centro de Educação Ambiental. A turma do 1º e do 2º anos não foi porque no autocarro não cabiam as duas turmas...mas o professor prometeu compensar-nos em breve.
É verdade, falta apenas um mês para o Natal, e na nossa escola já começaram os preparativos. Na semana passada começaram os ensaios musicais para a nossa festa que terá lugar no próximo dia 19 de Dezembro à tarde (um sábado), contamos ainda esta semana iniciar os ensaios no pavilhão, já com as personagens distribuídas. É preciso não esquecer que esta festa contará com a particiapação dos nossos colegas e amigos do Jardim de Infância. Ontem começámos a construir a nossa Árvore de Natal com material reciclado para o concurso do Centro de Educação Ambiental...está a ficar mesmo gira, como podem ver nas imagens. Hoje começámos a escrever as cartas ao Pai Natal, os nossos professores querem colocá-las no correio ainda esta semana...parece que se for mais tarde há o risco de ele já não as receber a tempo...e isso é que não pode ser. Mostramos as cartas em breve.
Na segunda-feira logo pela manhã tivemos uma boa surpresa. As estantes da nossa futura biblioteca já estavam montadas, os nossos professores estiveram cá no sábado e com a ajuda do Daniel, montaram as 6 estantes. Ficámos muito contentes e pensámos que iríamos começar a organizar aquele espaço...mas ainda vamos ter de esperar um pouco. Os professores disseram-nos que a escola vai ser pintada por dentro em breve, e não é boa ideia estar a arrumar coisas para depois ter de as voltar a desarrumar. Parece que a escola vai ser pintada às cores...vai ficar bestial. Entretanto...aqui fica o filme da montagem das estantes...num sábado muito chuvoso.
No dia 19 de Novembro visitámos o Museu Municipal Leonel Trindade em Torres Vedras. Fomos à exposição " Guerra Peninsular" que celebra os 200 anos das Linhas de Torres Vedras. Aliás foi apenas à uma semana atrás que o Senhor Presidente da República inaugurou esta exposição. Fomos recebidos pelas nossas amigas guias que nos levaram numa autêntica viagem no tempo, ao tempo em que Portugal sofreu as invasões francesas. Ficámos a saber muitas coisas, mas principalmente que as linhas de Torres Vedras foram muito importantes para que Portugal continuasse a ser um país independente.
Aqui ficam algumas imagens desta nossa visita.
Aqui estão alguns trabalhos de expressão plástica onde registámos as peças ou partes da exposição de que mais gostámos.
Esta semana apareceu um objecto estranho na nossa sala...uma mala. Mas não era uma mala vulgar, nem sequer é parecida com a mala do professor. Parecia uma daquelas malas antigas com que as pessoas viajavam antigamente. O professor disse que era a "Mala das surpresas", e que todas as semanas vai trazer novidades para a nossa sala. Ficámos muito contentes...mas o que traria ela esta semana? Surpresa!!! Foram dois livros, um para a hora do conto chamado "O Cuquedo" ...adorámos e até representámos um pouco na aula. O outro chama-se "A Floresta", e o professor disse-nos que é de uma autora portuguesa muito especial...chama-se Sophia de Mello Breyner e é para ler devagar... No início parecia complicado...tinha muitas palavras novas, mas o que é certo é que estamos a gostar da história...vamos ler mais uma página amanhã.
Tal como prometido, os agentes Costa e Silva vieram à nossa escola para uma sessão sobre "Segurança". Falámos de muitos temas importantes, alguns dos quais já tivemos oportunidade de estudar e outros de que iremos falar muito em breve.
Eles foram muito simpáticos e até nos trouxeram presentes. Nós também lhes oferecemos um Jornal.
Foi uma manhã muito interessante...em breve colocaremos aqui algumas das nossos textos e frases sobre esta sessão.
PS- Muito obrigado aos agentes Silva e Costa pela disponibilidade e simpatia.
Aqui ficam algumas das regras que os alunos do 1º e do 2º ano recordaram quando falámos na visita da escola segura.
Regras de segurança da Escola Segura
Nunca abrir a porta de casa a estranhos. (Hugo)
Nunca aceitar ofertas de estranhos. (Hugo)
Não aceitar boleias de desconhecidos (Hugo)
Não podemos mexer em armas. (Rodrigo)
Não devemos brincar junto à estrada. (Tiago M.)
Não devemos andar de bicicleta nas estradas, só devemos andar em locais próprios. (Rodrigo e Hugo)
Não podemos brincar com o número 112. (Tiago M.)
Temos de parar no sinal vermelho. (Margarida)
Temos de passar na passadeira. (Carolina)
Temos de usar o conto de segurança e a cadeirinha. (Eduardo)
Devemos respeitar os adultos que trabalham na escola porque eles só querem o nosso bem. (Margarida)
Temos de ter cuidado com as redes (vedação). (Íris)
Não devemos brincar junto de casas velhas. (Carolina)
Na semana passada estiveram na nossa escola dois agentes da "Escola Segura" para conversarem um pouco connosco. Foi uma sessão um pouco improvisada porque não estávamos à espera dos agentes...mais ainda assim foi uma sessão importante porque eles disseram-nos que estão cá para nos ajudar e disseram-nos que temos muita sorte em frequentarmos uma escola como esta...que nem todas as crianças frequentam este tipo de escolas...principalmente algumas crianças que têm comportamentos menos próprios. Mas os nossos amigos da Escola Segura vão voltar já amanhã com uma sessão mais longa e vão usar outros recursos. Estamos ansiosos para ver o que vai acontecer. Depois, claro, contamos tudo.
Um dos projectos que queremos desenvolver na nossa escola é o de criar, desenvolver e animar uma biblioteca escola. Para isso precisamos de algumas estruturas básicas essenciais. Os nossos professores acharam que se devia começar por estantes para acomodar os nossos livros. Na escola existem uma armários de madeira muito antigos, mas não são adequados ao nosso projecto porque têm portas (que já não fecham), e não facilitam o nosso acesso aos livros e aos outros recursos. Quando os nossos professores souberam que uma grande loja de mobiliário estava a fazer grandes promoções em estantes...nem pensaram duas vezes e depois das aulas foram até Lisboa. A carrinha do professor Bruno quase que nem dava para fechar...porque eles trouxeram 6 estantes para a escola e ainda 20 práticos bancos. O que valeu foi a Professora Cláudia, que com muita paciência lá conseguiu encaixar tudo na carrinha...se não, se calhar ainda lá estavam a esta hora. Os bancos deram-nos muito jeito...as estantes é que ainda estão por montar, porque os nossos professores ainda não tiveram tempo...pois só depois das aulas é que eles se podem dedicar a isso, mas têm tido outras coisas para fazer. As estantes...essas já estão no átrio da ala Este... será que vão haver surpresas em breve? Até lá...aqui ficam as imagens dos nossos professores na garagem da loja de mobiliário.
A nossa escola comemorou o Magusto no Jardim de Infãncia de Carmões. Logo depois do almoço, descemos a rua da escola e fomos muito bem recebido pela Educadora Estrela, as suas auxiliares e os seus alunos. Como muitos de nós fomos alunos deste Jardim de Infância, adorámos reencontrar este espaço, com muitos locais para brincar e um grande relvado. O Jardim preparou-nos o terraço com mesas e muitas coisas boas para comer. Mas nós íamos mesmo era para provar as castanhas...estavam muito boas. Os meninos da Educadora Estrela ofereceram-nos uma Maria Castanha para cada sala de aula e ainda uma tigela com marmelada. Foi mesmo muito simpático da parte deles. Foi uma tarde mesmo muito bem passada, mas agora gostávamos muito que o grupo do Jardim de Infância nos fizesse uma visita...para podermos retribuir a simpatia.
PS- Obrigado à Educadora Estrela e às suas auxiliares por nos terem recebido tão bem e com tanto carinho. Obrigado também aos Encarregados de Educação por terem colaborado com esta iniciativa.
E se a nossa escola tivesse uma Biblioteca, não um armário cheio de livros, mas uma Biblioteca a sério, com livros para ler, sonhar, imaginar, estudar e aprender? Um espaço cheio de vida, confortável e convidativo...será apenas um sonho? Bom, começou por ser um sonho...que se transformou numa ideia. O primeiro problema foi o espaço. A nossa escola é linda, mas não é muito grande...tem duas salas de aulas e dois átrios. Os átrios serviram como gabinetes, salas de apoio, depósitos dos mais variados materiais e até de refeitórios. Apesar de não terem muita luz natural...têm um bom tamanho. O átrio da ala Este da escola foi o escolhido para acolher a nossa futura biblioteca. Precisa de recursos novos, de ser arrumado e preparado...mas tem muito potencial. E foi assim que a nossa ideia se foi transformando...devagarinho...num projecto.
É com muita satisfação que informamos que a segunda edição do nosso jornal esgotou hoje! Estamos muito satisfeitos com a aceitação que o nosso jornal está a ter...a primeira edição esgotou em 48 horas e a segunda esgotou em menos de 7 horas. Assim, vai ser feita mais uma edição amanhã. por isso quem ainda não adquiriu o nosso jornal...ainda tem oportunidade para o fazer.
Queremos também agradecer a todos aqueles que contribuíram para o nosso projecto da biblioteca adquirindo um exemplar do nosso jornal. Em breve contamos ter imagens do início deste nosso espaço. Mais uma vez...muito obrigado!
Já está dísponível o "Infantes" o Jornal da nossa escola. Neste jornal pode descobrir um pouco mais das actividades da escola e da nossa comunidade, bem como ficar a par de muitas novidades. Com frases, textos e contributos das duas turmas e de vários alunos, o "Infantes" pretende dar a conhecer a nossa escola e promover os nossos alunos e a nossa freguesia. Adquira já...antes que esgote!
Ficou finalmente concluído o nosso trabalho para o concurso alusivo ao São Martinho promovido pela Biblioteca Escolar. O trabalho foi muito e os diversos alunos participaram de diferentes formas e recorrendo a técnicas variadas. O resultado está à vista de todos e nós estamos todos muito satisfeitos com ele.
Os nossos professores foram hoje entregar o nosso trabalho à Biblioteca Escolar da Conquinha onde foi recebido pela professora bibliotecária Maria João. Amanhã mesmo o quadro seguirá para a E.B.I Padre Francisco Soares para a exposição.
O momento da entrega do trabalho na Biblioteca Escolar da Conquinha
Aqui ficam as imagens que ilustram todo o processo de elaboração deste trabalho.
Os Infantes andam todos inchados com o seu novo blogue. Mas para nós não chega a Internet, queremos ir ainda mais longe. Para isso decidimos criar um jornal (a sério!) para podermos divulgar, em forma de notícias, tudo aquilo que se faz na nossa escola. Notícias não faltam, e trabalhos também não. Esperamos, até ao fim da semana, tê-lo pronto para circular. Fiquem atentos.
A Biblioteca Escolar do nosso Agrupamento voltou a lançar o desafio e nós colocámos as mãos à obra. Desta o tema é o São Martinho e a forma de o expressar passa pela expressão plástica. Mas como nós aqui na Escola gostamos de fazer trabalhos que misturem várias técnicas, optámos por misturar desenho com pintura e não esquecemos a Língua Portuguesa (ah, é verdade, também gostamos de juntar as várias áreas Curriculares, e não perdemos uma boa oportunidade para o fazer). Fiquem apenas com "cheirinho" do nosso trabalho. A versão final vai ser entregue na segunda-feira e poderão vê-la aqui no blogue em primeira mão.
Falta só dizer que o nosso trabalho vai estar em exposição na EBI Padre Francisco Soares em Torres Vedras.