No dia 26 de Fevereiro visitámos o Centro de Educação Ambiental onde assistimos a uma apresentação sobre as energias renováveis em geral e sobre a energia eólica em particular. De seguida fomos até ao Parque Eólico da Serra da Capucha onde pudemos ver, bem de perto, um destes fantásticos aerogeradores que não só são gigantescos, como produzem muita energia eléctrica de uma forma limpa. Foi impressionante.
27.2.10
Obrigado Professora Cristiana...e Boa Sorte!

Preparação para a Visita de Estudo ao Parque Eólico da Serra da Capucha

Não faria sentido ficar a conhecer um parque deste género sem introduzir com antecedência o tema na nossa escola. Assim foi preparada uma sessão sobre Energias Renováveis para debate e discussão acompanhados por alguns vídeos e apresentações.

Começámos por falar das diversas formas de origem da nossa energia, em especial da eléctrica e descobrimos que grande parte dela provêm de fontes de energia não renováveis tais como o carvão, o gás natural ou o petróleo. Estas fontes estarão esgotadas em breve e é urgente pensar em energias renováveis tais como a energia hídrica, solar ou eólica.

Falámos das vantagens destas energias e em especial do potencial da Energia eólica. Surgiram algumas dúvidas e questões que combinamos colocar ao Vasco (responsável pelo Centro de Educação Ambiental)no dia seguinte, durante a visita.


Vivaldi na nossa Sala de Aula
Esta semana a turma do 1º e do 2º ano começou a ter, em alguns dias da semana, momentos de trabalho autónomo acompanhados de música de fundo. Esta semana ficámos a conhecer a obra "As Quatro Estações" de António Vivaldi.
Após uma pequena apresentação deste compositor barroco, de o contextualizar no espaço e no tempo, os alunos foram desafiados a ouvir a música e a "descobrir" a que Estações do Ano correspondia cada uma das composições.
A reacção foi boa e vamos continuar com esta ideia...não só para estimular o gosto pela música, mas também para proporcionar momentos de audição de vários tipos e estilos musicais.

Aqui fica então uma pequena biografia deste compositor italiano.
Antonio Lucio Vivaldi (Veneza, 4 de Março de 1678 — Viena, 28 de Julho de 1741) foi um compositor e músico italiano do estilo barroco tardio. Tinha a alcunha de il prete rosso ("o padre vermelho") por ser um sacerdote de cabelos ruivos. Compôs 770 obras, entre as quais 477 concertos e 46 óperas. É sobretudo conhecido popularmente como autor da série de concertos para violino e orquestra Le quattro stagioni ("As Quatro Estações")
Filho de Camila Calicchio e Giovanni Battista Vivaldi, era o mais velho de sete irmãos. Seu pai, um barbeiro, mas também um talentoso violinista (alguns chegam a considerá-lo como um virtuoso), ajudou-o a iniciar uma carreira no mundo da música, matriculando-o ainda pequeno, na Capela Ducal de São Marcos para aperfeiçoar seus conhecimentos musicais e foi responsável pela sua admissão na orquestra da Basílica de São Marcos, onde se tornou o maior violinista do seu tempo. Em 1703, Vivaldi tornou-se padre. Em 1704, foi-lhe dada dispensa da celebração da Santa Eucaristia devido à sua saúde fragilizada (aparentemente sofreria de asma), tendo-se voltado para o ensino de violino num orfanato de moças chamado Ospedale della Pietà em Veneza. Pouco tempo após a sua iniciação nestas novas funções, as crianças ganharam-lhe apreço e estima; Vivaldi compôs para elas a maioria dos seus concertos, cantatas e músicas sagradas. Em 1705 a primeira colecção (raccolta) dos seus trabalhos foi publicada. Muitos outros se lhe seguiram. No orfanato, desempenhou diversos cargos interrompidos apenas pelas suas muitas viagens. Em 1712 compôs o "Estro armonico", uma coleção de 12 concertos que repercutiu em toda a Europa e mais tarde teve seis obras transcritas por Bach, em 1713, tornou-se responsável pelas actividades musicais da instituição. Em paralelo com suas atividades sacras, Vivaldi obteve permissão para apresentar no teatro de Santo Ângelo suas primeiras óperas e alguns concertos: "Outtone in villa" e "Orlando Furioso" e entre outros concertos, "La Stravaganza" Em 1723As Quatro Estações", sua obra mais conhecida.
In wikipédia

17.2.10
14.2.10
Desfile de Carnaval em São Domingos de Carmões

Preparativos para o Carnaval
A nossa escola, em conjunto com o Jardim de Infância de São Domingos de Carmões irá mascarada de "LUSITANOS" uma vez que o tema do Carnaval de Torres este ao é "Invasões".

8.2.10
Concurso Máscara de Carnaval do Centro de Educação Ambiental

Apresentamos aqui a nossa máscara concorrente ao concurso do Centro de Educação Ambiental. Ainda no espírito do tema " Invasões" que tem sido uma constante ao longo do nosso ano lectivo, imaginámos um "Napoleão Aparte" com rodelas de cortiça e que não esquece os ideais da Revolução Francesa ...ou a sua amada.
Em breve estarão aqui as fotografias de todo o processo de construção deste projecto.
Entretanto aproxima-se a data do nosso desfile de Carnaval em Torres Vedras...no meio de mais de 8 mil outros colegas de várias escolas do nosso concelho. Sob o tema "Invasões" conseguem adivinhar que disfarce escolhemos? Fiquem atentos!