28.12.11
Visita à Vila Natal - Óbidos
3.12.11
Peddy Papper no Convento e no Jardim da Graça - Torres Vedras

19.11.11
Aula da Energia Missão Up
Este ano a nossa escola aderiu ao projeto "Missão UP" da Galp Energia, por isso recebemos na nossa escola o David que nos veio ensinar mais sobre a energia e ainda nos deixou dois presentes. A nossa escola vai participar ainda no concurso " Brigadas Positivas" da Missão Up. Novidades em breve.

11.11.11
Magusto Carmões 2011
Hoje é Dia de São Martinho, dia do tradicional Magusto mas, em Torres Vedras é dia do Feriado Municipal, por isso a nossa festa do Magusto realizou-se ontem no JI de São Domingos de Carmões. Foi uma tarde cheia de música, animação, convívio e, claro...muitas quentes e boas.
Obrigado a todo o pessoal do JI de São Domingos de Carmões que tão bem nos recebeu e nos proporcionou uma tarde muito agradável. Obrigado também a todos os Encarregados de Educação pelo vosso apoio.
30.10.11
São Domingos na Gala de São Gonçalo 2011

22.10.11
Das sombras Lourdes de Castro
No ano que letivo passado a nossa escola participou em diversas iniciativas dos Paços do Concelho de Torres Vedras. O Serviço Educativo centrou-se na obra de Lourdes de Castro para desenvolver mais um magnífico trabalho criativo. Dois trabalhos nossos estão agora expostos na galeria dos Paços do Concelho, fazendo parte da exposição " Das Sombras". Como sempre, queremos saber a vossa opinião e deixar o convite para visitar este espaço.

21.10.11
Visita à Biblioteca Municipal de Torres Vedras - Histórias na Gaveta
Hoje foi um dia especial. Fomos visitar a Biblioteca Municipal de Torres Vedras para participar na iniciativa " Histórias na Gaveta". Falámos e ouvimos falar de lengalengas, trava línguas e conhecemos a Mosca Fosca. Houve ainda tempo para construir um pequeno teatro e todas as suas personagens. Que manhã fantástica.
Gostámos muito e prometemos voltar...porque para quem gosta de ler, nada melhor que visitar a casa dos livros.
Aqui ficam as imagens desta iniciativa, esperamos que gostem.
18.10.11
Visita da higienista oral à nossa escola
Com a visita da higienista oral à nossa escola ficámos a perceber a importância de manter os nossos dentes saudáveis. Aqui ficam algumas imagens desta iniciativa, esperamos que gostem.
22.9.11
Vindima na Quinta de São Domingos
Obrigado também ao JI de São Domingos de Carmões pela companhia, animação e alegria que trouxeram a esta visita de estudo.

18.9.11
BOM ANO LETIVO 2011/2012
Este ano letivo queremos começar da melhor forma. Este vídeo inspira-nos a ser dignos da dádiva da vida neste maravilhoso planeta azul. Oxalá consigamos inspirar as novas gerações de forma a preservar esta nossa casa e a recuperar aquilo que as ultimas gerações destruíram.
Tenhamos confiança e esperança nos homens e mulheres do amanhã!
Bom ano lectivo a TODOS!
São os votos dos alunos, professores e auxiliares da Escola Básica de São Domingos de Carmões.

16.7.11
5.7.11
23.6.11
10.6.11
Visita ao Clube Sénior de Carmões

NOVOS TALENTOS 2011 - Final de Dança

5.6.11
Visita ao Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva

4.6.11
28.5.11
FINAL VOZ dos NOVOS TALENTOS (a foto reportagem)
21.5.11
18.5.11
Torneio de MINI FUTEBOL

16.5.11
FINAL DOS NOVOS TALENTOS 2011 (DANÇA)


PS: Reportagem fotográfica em breve.
PS2: Obrigado à nossa Isabel pelo lindos fatos que confeccionou, que para além de linha e tecido, foram feitos com muito amor e carinho


FINAL DOS NOVOS TALENTOS 2011


Obrigado à Junta de Freguesia de Carmões pelo apoio (a todos os níveis).
Obrigado à Paula, à Isabel e à Tânia...pela disponibilidade e pelo carinho com que abraçam todas estas iniciativas e pelo amor e profissionalismo com que tratam todos os alunos.
Obrigado à comunidade de Carmões pelo seu espectacular apoio e presença no Pavilhão Multiusos para apoiar estas crianças.
PS: Reportagem fotográfica em breve.

15.5.11
Entrega de Prémios e Visita à Tapada de Mafra


Desde a semana passada que os nossos alunos tinham vários ensaios para os "Novos Talentos" (quer na área de voz, quer na área da dança). Durante esta semana houve ensaios na quarta (voz) e quinta (dança).
Na sexta-feira fomos até à Tapada de Mafra apresentar os nossos trabalhos que venceram o 1º Prémio no concurso "Recursos Naturais para a Sustentabilidade" Estiveram presentes representantes das Câmaras Municipais de Cascais e Torres Vedras , da Tapada de Mafra, da Comissão Nacional da UNESCO e ainda o Senhor Secretário de Estado das Florestas. Em representação do nosso Agrupamento, estiveram presentes a professora Carolina Leonardo, Adjunta do Sr. Director, e a professora Lurdes Cunha, Coordenadora do Departamento do 1º Ciclo.
Para a apresentação de cada trabalho foram escolhidos 5 alunos de cada turma. Os restantes alunos tiveram a oportunidade de conhecer a Tapada de Mafra estar em contacto com a sua fauna e flora.
Os alunos do 1º e 2º ano apresentaram o vídeo e explicaram como o tinham desenvolvido. Os alunos que representaram a turma do 3º e 4º ano, apresentaram o cartaz.
Depois do almoço, todos alunos assistiram a uma sessão de Falcoaria (onde viram ao vivo e em voo directo uma águia, um bufo real e um falcão peregrino).
Depois de um pequeno passeio pela tapada, regressámos a Torres Vedras.
Ficam aqui algumas fotografias (A reportagem fotográfica será colocada aqui em breve).
PS: Foram connosco a esta entrega alunos da Escola Básica 2, 3 de Freiria, vencedores noutro escalão do concurso.

1.5.11
Campanha de Adopção Animal - Recolha de Géneros e Materiais

PS: Poderão deixar as vossas contribuições na nossa escola.
Trabalhos DIA DA MÃE
Hoje é o DIA DO TRABALHADOR
O Dia do Trabalhador é celebrado anualmente no dia 1º de Maio em numerosos países do mundo, sendo feriado no Brasil, em Portugal e em outros países.
O principal dia do trabalho
Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América.
Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA . No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.
Três anos mais tarde, a 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.
Em 23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. Em 1920 a Rússia adota o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países. Apesar de até hoje os estadunidenses se negarem a reconhecer essa data como sendo o Dia do Trabalhador, em 1890 a luta dos trabalhadores estadunidenses conseguiu que o Congresso aprovasse que a jornada de trabalho fosse reduzida de 16 para 8 horas diárias.
Dia do Trabalhador em Portugal
Em Portugal, só a partir de Maio de 1974 (o ano da revolução do 25 de Abril) é que se voltou a comemorar livremente o Primeiro de Maio e este passou a ser feriado. Durante a ditadura do Estado Novo, a comemoração deste dia era reprimida pela polícia. O Dia Mundial dos Trabalhadores é come
morado por todo o país, sobretudo com manifestações, comícios e festas de carácter reivindicativo, promovidas pela central sindical CGTP-Intersindical (Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical) nas principais cidades de Lisboa e Porto, assim como pela central sindical UGT (União Geral dos Trabalhadores). No Algarve, é costume a população fazer pic-nics e são organizadas algumas festas na região.
Fonte: wikipedia
FELIZ DIA DA MÃE
29.4.11
"A Missão" 1º Prémio no concurso " Recursos Naturais para a Sustentabilidade"

GANHÁMOS O CONCURSO " RECURSOS NATURAIS PARA A SUSTENTABILIDADE" DA UNESCO
Estamos muito felizes. Recebemos hoje a notícia de que ambos os trabalhos desenvolvidos para o concurso " Recursos Naturais para a sustentabilidade" promovido pela UNESCO e pela Câmara Municipal de Torres Vedras em parceria com a Tapada de Mafra, ganharam o 1º Prémio na categoria/escalão a que pertenciam.
Para além dos prémios, os alunos irão ter a oportunidade de Conhecer a Tapada de Mafra, onde irão desenvolver actividades e apresentar os seus trabalhos. Esta visita terá lugar no próximo dia 13 de Maio.
Aqui fica toda a informação publicada do sitio da Câmara Municipal de Torres Vedras.
Vencedores do Concurso "Recursos Naturais para a Sustentabilidade"
29-04-2011
Promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras, em conjunto a Comissão Nacional da UNESCO e a Tapada Nacional de Mafra, este concurso destinou-se a todos os agrupamentos de escolas e estabelecimentos de ensino básico do 1º, 2º e 3º ciclos do concelho de Torres Vedras.
Com o apoio da Tapada Nacional de Mafra, e inserido nas comemorações do Ano Internacional das Florestas e da Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005 - 2014), o desafio visou sensibilizar alunos e professores para a temática dos Recursos Naturais para a Sustentabilidade, apelando ao espírito crítico e imaginação dos participantes.
380 alunos, pertencentes a 3 escolas (Escola Básica do 1.º Ciclo de S. Domingos de Carmões, O Mundo da Criança e a Escola Básica 2, 3 de Freiria), responderam ao apelo e apresentaram um total de 32 trabalhos, nas duas categorias a concurso: categoria 1 - Cartazes e Maquetas e Categoria 2 - Material Audiovisual (Filmes/Powerpoint e Fotografias).
No entanto, e de acordo com o regulamento deste concurso, cada trabalho só podia ser realizado/apresentado por um número máximo de 5 alunos, pelo que, nos trabalhos efectuados ao nível da escola, os professores nomearam os alunos representantes de cada escola, até ao número máximo permitido.
Os vencedores deste concurso são os os seguintes:
Categoria 1 - Cartazes / Maquetas
1º Ciclo - Escola Básica do 1º Ciclo de S. Domingos de Carmões
Título: "Olha para mim... Olha por mim!" - Cartaz
Alunos: Ana Sofia Ferreira, Liliana Custódio, Maria Fátima Faria, Maria João Oliveira, Pedro Pereira
2º Ciclo - Escola Básica do 2º e 3º Ciclos de Freiria
Título: "Habitação Sustentável"
Alunos: Alexandre Lopes, Andri Antunes, Frederico Carvalho, Gonçalo Pedroso, Guilherme Garcia
3º Ciclo - Escola Básica do 2º e 3º Ciclos de Freiria
Título: "A Minha escola é inovadora"
Alunos: Guilherme Martins, Joana Carvalho, Nuno Leiria, Tiago Machado
Categoria 2 - Audiovisual (Fotos, powerpoint, vídeo)
1º Ciclo - Escola Básica do 1º Ciclo de S. domingos de Carmões
Título: "A Missão"
Alunos: Daniela Fernandes, David Caseirito, Íris Dias, João Coutinho e Madalena Faria
2º Ciclo - Escola Básica do 2º e 3º Ciclos de Freiria
Título: "Sustentabilidade"
Alunos: Carolina Lourenço, Joana Fernandes, Maria Leonor Saavedra, Vanessa Martins
3º Ciclo - Escola Básica do 2º e 3º Ciclos de Freiria
Título: "Recursos Biológicos" - Fotos
Alunos: Ana Mendes, Inês Carvalho, Leonor Fernandes, Sérgio Mendes e Sofia Neves
Todos os alunos vencedores irão receber uma bicicleta, sendo que a respectiva escola receberá um suporte por cada conjunto de 5 bicicletas. Para além disso, todos os alunos premiados irão realizar, no dia 13 de Maio, uma visita à Tapada Nacional de Mafra, para convívio com os alunos das escolas do concelho de Cascais, uma vez que o concurso se realizou, em simultâneo, nos dois concelhos. Nesta visita, os alunos terão a oportunidade de apresentar os seus trabalhos.
Fonte: www.cm-tvedras.pt

28.4.11
Já temos cestos de Basquetebol na escola
No ano passado a Junta de Freguesia de Carmões adquiriu dois cestos de Basquetebol para o Pavilhão Multiusos. Contudo havia dúvidas em relação ao sitio onde os colocar, bem como a altura a que deveriam ser colocados (como sabem, o pavilhão não serve apenas a escola, mas sim toda a nossa comunidade). Vários alunos já tinham perguntado pela colocação dos cestos, uma vez que a escola adquiriu uma bola de basquetebol em Janeiro.
Durante as férias da Páscoa, o Sr. Presidente da Junta fez-nos a surpresa e colocou ele mesmo os cestos. Ficámos muito contentes quando os vimos colocados. Desde de terça-feira que passamos os recreios a tentar marcar pontos, e alguns alunos já arriscaram até a organizar alguns jogos.

27.4.11
NOVOS TALENTOS os filmes

Até lá...fiquem os vídeos.
(Agradecemos, desde já, à Torres TV)

24.4.11
25 de Abril - Dia da Liberdade

Naturalmente que já ouviste falar no 25 de Abril de 1974, mas provavelmente não conheces as coisas como os teus pais ou os teus avós que viveram nesta época. Sabias que o golpe de estado do 25 de Abril de 1974 ficou conhecido para sempre como a "Revolução dos Cravos"?
Diz-se que foi uma revolução porque a política do nosso País se alterou completamente. Mas como não houve a violência habitual das revoluções (manchada de sangue inocente), o povo ofereceu flores (cravos) aos militares que os puseram nos canos das armas. Em vez de balas, que matam, havia flores por todo o lado, significando o renascer da vida e a mudança! O povo português fez este golpe de estado porque não estava contente com o governo de Marcelo Caetano, que seguiu a política de Salazar (o Estado Novo), que era uma ditadura.
Esta forma de governo sem liberdade durou cerca de 48 anos! Enquanto os outros países da Europa avançavam e progrediam em democracia, o regime português mantinha o nosso país atrasado e fechado a novas ideias.
Sabias que em Portugal a escola só era obrigatória até à 4ª classe? Era complicado continuar a estudar depois disso. E sabias que os professores podiam dar castigos mais severos aos seus alunos?
Todos os homens eram obrigados a ir à tropa (na altura estava a acontecer a Guerra Colonial) e a censura, conhecida como "lápis azul", é que escolhia o que as pessoas liam, viam e ouviam nos jornais, na rádio e na televisão.
Antes do 25 de Abril, todos se mostravam descontentes, mas não podiam dizê-lo abertamente e as manifestações dos estudantes deram muitas preocupações ao governo.
Os estudantes queriam que todos pudessem aceder igualmente ao ensino, liberdade de expressão e o fim da Guerra Colonial, que consideravam inútil.
Sabias que os países estrangeiros, que no início apoiavam Salazar e a sua política, começaram a fazer pressão contra Portugal. Por isso o governante dizia que o nosso País estava "orgulhosamente só". Quando Salazar morreu foi substituído por Marcelo Caetano, que não mudou nada na política.
A solução acabou por vir do lado de quem fazia a guerra: os militares. Cansados desse conflito e da falta de liberdade criaram o Movimento das Forças Armadas (MFA), conhecido como o "Movimento dos Capitães".
Depois de um golpe falhado a 16 de Março de 1974, o MFA decidiu avançar.
O major Otelo Saraiva de Carvalho fez o plano militar e, na madrugada de 25 de Abril, a operação "Fim-regime" tomou conta dos pontos mais importantes da cidade de Lisboa, em especial do aeroporto, da rádio e da tv.
As forças do MFA, lideradas pelo capitão Salgueiro Maia, cercaram e tomaram o quartel do Carmo, onde se refugiara Marcelo Caetano. Rapidamente, o golpe de estado militar foi bem recebido pela população portuguesa, que veio para as ruas sem medo.
Sabias que para os militares saberem quando avançar foram lançadas duas "senhas" na rádio? A primeira foi a música "E Depois do Adeus", de Paulo de Carvalho, a segunda foi "Grândola, Vila Morena", de Zeca Afonso, que ficou ligada para sempre ao 25 de Abril.
Depois de afastados todos os responsáveis pela ditadura em Portugal, o MFA libertou os presos políticos e acabou com a censura sobre a Imprensa. E assim começou um novo período da nossa História, onde temos liberdade, as crianças todas podem ir à escola e o País juntou-se ao resto da Europa. Mas ainda há muito, muito caminho a percorrer...
