16.10.09

Carmões, a nossa freguesia

Carmões, a segunda mais pequena freguesia do concelho de Torres Vedras, localiza-se na parte sudoeste do mesmo concelho. Detentora de uma área de 6,88 quilómetros quadrados, esta freguesia é composta pelos lugares de São Domingos de Carmões, Carmões, Alfeiria, Setinheira, Carrasqueira, Corujeira, Sobrigal, Tojais, Freiria e Braçal. Para além destes lugares, a freguesia de São Domingos de Carmões sempre foi espaço de várias quintas e casais.

Apresenta como limites as freguesias de Dois Portos, a Sudoeste, e de Carvoeira, a Noroeste, ambas do concelho de Torres Vedras, assim como os concelhos de Sobral de Monte Agraço, a Sul e a Este, e o de Alenquer, a Nordeste. Os limites da freguesia, por vezes, apresentam-se confusos, pelo facto de existirem lugares que, uma parte pertence a esta freguesia e outra pertence ao concelho limítrofe, como é o caso do lugar de Carmões e Freiria.

É a freguesia mais afastada da sede concelhia, de onde dista cerca de 16 quilómetros, estando apenas a 6 quilómetros do Sobral do Monte Agraço.


Se quiser ficar a saber um pouco sobre a história da nossa freguesia clique na imagem



2 comentários:

  1. olaáá´amigos
    Olá Bruno

    aqui estamos para vos acompanhar nesta nova jornada. Nós também estamos com blog novo, se quiserem passar por lá estamos em

    curiososavista2.blogspot.com

    Um excelente ano lectivo para todos

    beijinhos da Ana Cristina e dos Curiosos à Vista

    ResponderEliminar
  2. Olá amiguinhos!
    Bem-vindos ao mundo dos blogs
    Vamos adicionar o vosso blog aos nossos amigos.
    Beijos.

    ResponderEliminar