27.2.10

Vivaldi na nossa Sala de Aula

Temos andado um pouco afastados do Blogue, mas não é por falta de novidades, o tempo é que não tem sido muito. Vamos ver se conseguimos colocar a "casa" em ordem.

Esta semana a turma do 1º e do 2º ano começou a ter, em alguns dias da semana, momentos de trabalho autónomo acompanhados de música de fundo. Esta semana ficámos a conhecer a obra "As Quatro Estações" de António Vivaldi.
Após uma pequena apresentação deste compositor barroco, de o contextualizar no espaço e no tempo, os alunos foram desafiados a ouvir a música e a "descobrir" a que Estações do Ano correspondia cada uma das composições.
A reacção foi boa e vamos continuar com esta ideia...não só para estimular o gosto pela música, mas também para proporcionar momentos de audição de vários tipos e estilos musicais.

Aqui fica então uma pequena biografia deste compositor italiano.

Antonio Lucio Vivaldi (Veneza, 4 de Março de 1678Viena, 28 de Julho de 1741) foi um compositor e músico italiano do estilo barroco tardio. Tinha a alcunha de il prete rosso ("o padre vermelho") por ser um sacerdote de cabelos ruivos. Compôs 770 obras, entre as quais 477 concertos e 46 óperas. É sobretudo conhecido popularmente como autor da série de concertos para violino e orquestra Le quattro stagioni ("As Quatro Estações")


Filho de Camila Calicchio e Giovanni Battista Vivaldi, era o mais velho de sete irmãos. Seu pai, um barbeiro, mas também um talentoso violinista (alguns chegam a considerá-lo como um virtuoso), ajudou-o a iniciar uma carreira no mundo da música, matriculando-o ainda pequeno, na Capela Ducal de São Marcos para aperfeiçoar seus conhecimentos musicais e foi responsável pela sua admissão na orquestra da Basílica de São Marcos, onde se tornou o maior violinista do seu tempo. Em 1703, Vivaldi tornou-se padre. Em 1704, foi-lhe dada dispensa da celebração da Santa Eucaristia devido à sua saúde fragilizada (aparentemente sofreria de asma), tendo-se voltado para o ensino de violino num orfanato de moças chamado Ospedale della Pietà em Veneza. Pouco tempo após a sua iniciação nestas novas funções, as crianças ganharam-lhe apreço e estima; Vivaldi compôs para elas a maioria dos seus concertos, cantatas e músicas sagradas. Em 1705 a primeira colecção (raccolta) dos seus trabalhos foi publicada. Muitos outros se lhe seguiram. No orfanato, desempenhou diversos cargos interrompidos apenas pelas suas muitas viagens. Em 1712 compôs o "Estro armonico", uma coleção de 12 concertos que repercutiu em toda a Europa e mais tarde teve seis obras transcritas por Bach, em 1713, tornou-se responsável pelas actividades musicais da instituição. Em paralelo com suas atividades sacras, Vivaldi obteve permissão para apresentar no teatro de Santo Ângelo suas primeiras óperas e alguns concertos: "Outtone in villa" e "Orlando Furioso" e entre outros concertos, "La Stravaganza" Em 1723As Quatro Estações", sua obra mais conhecida.

In wikipédia




Sem comentários:

Enviar um comentário