5.4.10

Comemoração do Dia da árvore e Dia da água.

No passado dia 23 de Março fomos, a convite do Centro de Educação Ambiental e da Câmara Municipal de Torres Vedras até ao Pinhal de Santa Cruz para assinalar dois dias muito importantes, o da árvore e o da água.
Foi um dia cheio de actividades, jogos, diversão mas também uma boa oportunidade para rever alguns conhecimentos que temos estado a trabalhar nas nossas salas.




Muitos foram os jogos e actividades ...mas gostámos muito do jogo de memória e do jogo da roda, sempre ligados ao tema da protecção e preservação da floresta e do respeito pela água. Quem ganhou o jogo da memória foi o Luís.
Vimos ainda uma bonita dramatização sobre os diferentes estados da água (gasoso, liquido e sólido) e que nos falava sobre a importância de poupar a água e não a poluir. A personagem que narrava esta história era uma simpática joaninha que ainda convidou a Íris, a Ana e a Margarida a participarem nesta história como gotas de água. O David também participou, ajudando a joaninha a abrir uma misteriosa caixa que escondia um mapa do tesouro.


Depois de almoçar à sombra dos pinheiros fomos apagar um fogo, bom não era um fogo a sério, era um fogo imaginário que tinha de ser apagado com a ajuda de carros de mão e de bolas coloridas. Todos adorámos este jogo e todos aprendemos como é importante prevenir os incêndios.



O nosso concelho é grande e tem muitas freguesias. Descobrimos que os nomes de algumas das terras do nosso concelho estão relacionadas com a plantação de algumas árvores. Fizemos assim uma viagem imaginária pelas nossas vilas e aldeias, descobrindo que espécies de plantas temos por cá.
Depois foi um dos momentos altos da nossa visita visita de estudo, fomos plantar um pinheirinho. Lembram-se da grande tempestade do dia 23 de Dezembro do ano passado? Pois é, este pinhal sofreu muito com ele e perdeu grande parte dos seus pinheiros, e nós ajudámos plantando um pinheiro. O senhor jardineiro ajudou-nos e explicou-nos como se fazia, foi fantástico e teve muita paciência para as nossas dúvidas. No final chamámos ao nosso pinheiros " Carmões" e "Infante".



Assistimos também a uma pequena apresentação sobre a importância das florestas na nossa vida de todos os dias, foi muito interessante e importante, afinal fazer jogos é giro, mas estávamos aqui também para aprender.
De seguida visitámos os Bombeiros e os Sapadores (que trouxeram os seus veículos com todas as suas ferramentas de trabalho). Os Sapadores têm uma carrinha 4x4 amarela e trabalham na prevenção dos incêndios, na limpeza das matas e na primeira intervenção, em caso de incêndios menores. Trabalham com moto-serras, ancinhos e capacetes especiais. Os Bombeiros combatem os incêndios e estão preparados com auto-tanques, mangueiras potentes e fatos especiais. No final deixaram-nos experimentar a mangueira.
Que dia incrível! Muito obrigado a todos os participantes e organizadores deste evento.

1 comentário:

  1. Olá adorei o vosso blogue!
    O ciclo da água é mesmo um grande tesouro e a água é, sem duvida, a melhor de todas as coisas...
    Parabéns aos pequenos actores que entraram no teatro "A água é um tesouro" e a todos os que aplaudiram, porque sem eles não era a mesma coisa!
    Aproveito para informar que no blogue http://aventurasdosalpico.blogspot.com/ podem ver um resumo do que se passou nas diversas sessões do teatro, bem como algumas das fotografias tiradas pelos vossos professores.
    Um abraço da Joaninha e dos 3 Estados da Água.
    Até breve:)

    ResponderEliminar